Segunda, 29 de Novembro de 2021
67 99679-8975
Agronegócios AGRONEGÓCIOS

Produção de soja em MT tende a ser a maior da série histórica

Produtividade do grão no estado deve ser de 57,52 sc/ha diante dos bons volumes de chuvas que tendem a ultrapassar a média na região

02/11/2021 07h38
Por: Redação Fonte: CANAL RURAL
ILUSTRATIVA/INTERNET
ILUSTRATIVA/INTERNET

A safra 2021/22 de soja no Brasil já está com 51% de área plantada. O estado mais avançado é Mato Grosso, com 83,15% de espaço semeado até a última sexta-feira (29/10). Por lá, prevê-se que as lavouras da oleaginosa se estendam por 10,84 milhões de hectares, isto é, aumento de 3,59% em relação ao observado na safra 20/21. Os números são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

No que se refere à produtividade, a estimativa se mantém em 57,52 sc/ha, diante dos bons volumes de chuvas que já se concretizaram até o momento e considerando as previsões otimistas para os meses de novembro, dezembro e janeiro no estado. Assim, a perspectiva do Instituto é de que os
rendimentos possam ser favorecidos nesta temporada. No entanto, é importante pontuar que as previsões de chuvas acima da média dos últimos cinco anos para o início de 2022 levantam um ponto de atenção com relação à umidade no momento da colheita da soja.

Além disso, mesmo com os problemas em relação à logística mundial – escassez de containers e elevação do frete marítimo -, bem como as restrições nas exportações dos principais players ofertantes, os
levantamentos do Imea apontam que mais de 95% das compras dos fertilizantes já tenham sido entregues nas propriedades mato-grossenses. Sendo assim, a oferta está garantida para a safra 2021/22.

A projeção é de que a produção final da oleaginosa no estado atinja o maior volume da série histórica: 37,41 milhões de toneladas de soja.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.