Segunda, 06 de Dezembro de 2021
67 99679-8975
Cidades RIO VERDE DE MT

Rio Verde lança Plano de Desenvolvimento Econômico com 26 ações que vão ajudar transformar a economia do município

De acordo com o Prefeito Réus, o plano é importante para auxiliar a administração pública a agir de forma mais assertiva e trazer, ainda mais, resultados para a cidade

20/11/2021 08h31
Por: Redação Fonte: ASSECOM PREF. RIO VERDE
Rio Verde lança Plano de Desenvolvimento Econômico com 26 ações que vão ajudar transformar a economia do município
Na noite desta sexta-feira (19), o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso lançaram o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade que inclui ações de melhorias voltadas para impulsionar o desenvolvimento local. A iniciativa foi elaborada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde marco deste ano. Na data, o documento foi apresentado ao público pelo prefeito em exercício de Rio Verde de Mato Grosso, Réus Fornari, junto com o consultor do Sebrae/MS, Idevaldo Garcia.
De acordo com o Prefeito Réus, o plano é importante para auxiliar a administração pública a agir de forma mais assertiva e trazer, ainda mais, resultados para a cidade. “Com o Plano de Desenvolvimento Econômico será possível organizar o município para que tenhamos um crescimento ordenado. O Cidade Empreendedora vem ao encontro de tudo aquilo que a administração Zé e Réus busca, queremos organizar a cidade, de modo a beneficiar todos os segmentos, para que a gente caminhe rumo ao desenvolvimento. Isso é muito importante para Rio Verde e para a nossa população”, destacou o prefeito.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo (CDE) do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a entrega feita, por meio do programa Cidade Empreendedora, irá auxiliar na transformação do município. “Rio Verde é o portal do Pantanal e possui muitas oportunidades. Temos o início da industrialização, a atividade agrícola passou a ser desenvolvida na região, recentemente houve a inserção da suinocultura, então, estamos em um momento de transformação. Rio Verde precisa olhar para o futuro e o plano vem como um instrumento importante para esse processo. É uma entrega feita, junto com o Sebrae, que, mais uma vez, cumpre o seu papel. As ações do plano irão fortalecer os pequenos negócios, gerar emprego, qualidade de vida para as pessoas, e o desenvolvimento tão sonhado por todos”, ressaltou Jaime.
O Plano de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde é composto por 26 ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar, fazer com que a população compra mais do comércio local, aumentar a autoestima dos moradores, transformar desemprego em empreendedorismo, atrair novos empreendimentos, promover a inovação na gestão pública, além de alavancar a área do turismo. A secretária de desenvolvimento de Rio Verde, Luciene Brandão Magalhães, pontuou que as iniciativas foram pensadas de forma conjunta. “Foi um plano construído por várias mãos, tivemos a participação do poder público, do Sebrae, de representantes de vários setores e da sociedade civil organizada. Todos ajudaram a pensar, realmente, nas iniciativas necessárias para promover o desenvolvimento de Rio Verde”, expôs a secretária.
As ações elencadas no plano irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora em Rio Verde, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve análises e entregas estratégicas para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. De acordo com o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente no município para ajudar a promover o desenvolvimento.
“O Cidade Empreendedora visa transformar a realidade do município e, por meio dele, trouxemos para Rio Verde iniciativas que têm esse propósito. Com uma escuta qualificada, nós ouvimos o poder público, as lideranças locais, como Sindicato Rural e Associação Comercial, e foi possível construir um conjunto de ações que vem ao encontro do que toda a sociedade rio-verdense espera. A gente está trabalhando para a transformação da economia ao abordar áreas como turismo, comércio, gestão pública e educação empreendedora. Esperamos que, junto com o Sebrae, cada rio-verdense se envolva nesse processo e tenha o anseio de ser protagonista e se tornar o grande responsável por essa transformação”, comentou Tito.
Na data, também estiveram presentes durante o Lançamento do PDE, o presidente em exercício da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul (AMEMS) e conselheiro do Sebrae/MS, Fernando Ribeiro Martins; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Verde (ACERV), Douglas Rodrigues; presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Severino José da Fonseca; a presidente da Câmara Municipal, Cleisymara Paes de Souza Milleo; assessor logístico da Semagro, Lúcio Lagemann; e diretor presidente da Cooasgo, Sérgio Luiz Marcon.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.