Terça, 28 de Junho de 2022
67 99679-8975
Cidades RIO VERDE DE MT/MS

Empreendedores e pequenos produtores participam do Dia da Oportunidade em Rio Verde

Empreendedores aprovam Dia da Oportunidade

25/03/2022 16h02
Por: Redação Fonte: ASSECOM PREF. RIO VERDE
CRÉDITO FOTO: ASSECOM PREF. RIO VERDE
CRÉDITO FOTO: ASSECOM PREF. RIO VERDE
Realizado por meio do programa Cidade Empreendedora, evento gratuito traz palestras, sessão de negócios e mostra de inovação
Voltado para empresários locais, produtores rurais e para a população em geral, é realizado nesta sexta-feira (25), em Rio Verde de Mato Grosso, o Dia da Oportunidade. Com doze palestras, entre elas “O catador de sonhos”, ministrada pelo empresário case de sucesso Geraldo Ruffino, sessão de negócios e mostra de inovação, o evento gratuito é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal.
Durante a manhã, representantes das instituições realizadoras e lideranças locais participaram da abertura do Dia da Oportunidade, realizado no Salão Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora. Na data, o prefeito de Rio Verde, Réus Fornari, destacou a importância do evento para o município.
"Hoje para a nossa cidade é um grande dia, é um evento que veio para complementar todo o trabalho que temos feito junto com o Sebrae pelo programa Cidade Empreendedora. É um dia especial porque essas palestras disponibilizadas irão abrir a mente das pessoas para que elas encontrem as suas grandes habilidades. Estamos satisfeitos com essa parceria, pois ela possibilita que a gente desenvolva as empresas, o pequeno e médio produtor, o artesão, ou seja, todas as pessoas e com isso elas conseguem avançar e gerar renda para a família", pontuou o prefeito.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o Dia da Oportunidade é mais uma iniciativa que vem a somar com o trabalho que é desenvolvido no município junto com administração municipal. “Desde o ano passado, estamos trabalhando junto com as lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para fortalecer os pequenos negócios por meio do programa Cidade Empreendeodra. Esse evento de hoje é mais uma iniciativa que tem esse propósito e como o próprio nome diz é um dia de oportunidades. Queremos capacitar o empreendedor e quem quer empreender para que essas pessoas possam crescer e sejam inclusas no processo de desenvolvimento. O município de Rio Verde está de parabéns por essa iniciativa e agradecemos a oportunidade de estarmos fazendo isso juntos”, expôs Mendonça.
Também participaram da abertura do evento Maristela França, diretora-técnica do Sebrae/MS; Luiz Claudio Fornari, vice-presidente regional do Sistema Fiems e conselheiro do Sebrae/MS; Douglas Rodrigues, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Verde (Acerv); Severino José da Fonseca, presidente do Sindicato Rural; e o vereador Amauri Olartechea, secretário da Câmara Municipal.
Empreendedores aprovam Dia da Oportunidade
Pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar estiveram presentes para acompanhar o evento. Muitos deles participaram da Feira de Negócios e tiveram a oportunidade de expor os produtos para comunidade. Lediana Mateus, por exemplo, marcou presença junto com os pais. A família é proprietária da Chácara Recanto do Pintado e teve dois espaços na feira – um para a venda de legumes e verduras e outro com bolos e biscoitos.
“Tudo o que trouxemos para cá é produto da nossa chácara. A gente já vende na feira do município aos fins de semana, além de fornecemos para o mercado, e estar aqui foi mais uma forma de divulgar o nosso trabalho, então, achamos muito bom. Inclusive, não imaginávamos que iriámos vender muito, mas resultado está sendo positivo, tanto que bastante coisa já acabou”, comentou Lediana.
Além da Feira de Negócios, muitos empreendedores participaram das capacitações oferecidas durante a manhã – no âmbito da inovação o tema “Impressão 3D: Do hobby ao negócio” esteve em pauta, além de uma capacitação voltada para os jovens sobre as oportunidades de renda na internet.
A agricultura familiar também foi uma das temáticas abordadas por meio da oficina “Bioinsumos como alternativa para a produção vegetal”. Outra palestra realizada foi voltada para as mulheres que estão inseridas no ambiente de negócios com o tema “Empreendedorismo Feminino”.
Ações para os pequenos negócios
O Dia da Oportunidade traz para os participantes uma extensa programação com atividades que seguem até o fim da tarde, às 19h30.
A Feira de Negócios é uma das iniciativas que permanecem à disposição do público durante o evento, como a mostra de inovação “Living Lab Day” – que apresenta produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital e as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.
Outra ação voltada para os pequenos empreendedores que acontece no período da tarde é a Sessão de Negócios. O encontro tem proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios.
Por fim, a principal atração do Dia da Oportunidade em Rio Verde de Mato Grosso é a palestra ministrada pelo empresário Geraldo Rufino, que tem início às 18h. De família desfavorecida, o empreendedor é natural de São Paulo e foi criado na favela do Sapé, na palestra ele conta como passou de catador de latas a empresário de sucesso. Rufino é proprietário da JR Diesel, maior empresa da América Latina especializada em reciclagem e desmonte de veículos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.